sábado, 19 de março de 2011

Construindo um formigueiro...

Observei que as crianças gostam muito de formigas, então decidi ensiná-las sobre o assunto.Como as crianças gostam muito de filmes, propus assistirmos: Lucas, um intruso no Formigueiro.

Sinopse: Após afogar um formigueiro com sua pistola d'água, Lucas Nickle (Zach Tyler) tem seu tamanho misteriosamente diminuído, até ficar da mesma altura que uma formiga. Ele é então obrigado a trabalhar como escravo na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu.

 

Encontrei no youtube um vídeo super interessante onde colocaram em um formigueiro 10 toneladas de cimento e depois desenterraram, mostrando assim toda a arquitetura interno de um formigueiro. Impressionante. Segue:





Construindo um formigueiro

Objetivos
Conhecer um pouco o modo de vida das formigas.


Material



  • Mangueiras transparentes



  • 3 potes plásticos




  • Ferro quente




  • Gaze e fita adesiva




  • Folhas ou flores (Eucalipto, flor de azaléia e pétalas de rosas).




  • Formigas




  • Ambiente escuro



  • Questões Problemas


  • Em todas as casas tem formigas?




  • Todas as formigas são iguais?




  • Por que as formigas andam em fila?




  • Formigas comem folhas ou doces? 



  • Colocando a Mão na Massa


    O formigueiro deve ser montado com pelo menos três potes plásticos, que devem ser ligados por mangueiras transparentes. O orifício de conexão pode ser feito com um ferro circular quente. No pote do meio coloca-se a formiga. Em outro pote ficam algumas folhas ou flores (plantas como eucalipto, flor de azaléia e pétalas de rosas são bem-vindas). O último pote deve ficar vazio, pois será nele que as formigas depositarão o lixo da colônia (restos de material vegetal, fungo e operárias mortas). Assim em poucos dias os alunos poderão observar o nascimento da primeira geração de formigas e apreciar seu desenvolvimento.
    Outra opção de formigueiro mais simples: no centro de um vaso transparente (plástico) coloque um tubo de papelão (pode ser do rolo de papel higiênico ou papel absorvente). Coloque terra vegetal ao redor do tubo e molhe um pouco a terra. Coloque um pouco de folhas, pétalas de flores, galhos etc).
    Coloque as formigas no vaso, e feche com gaze (para elas não saírem). Guarde o frasco num lugar escuro e aguarde. Depois de um tempo dará para observar os caminhos que elas fazem dentro do formigueiro.
    Dica: coloque um algodão com água para manter a umidade do formigueiro.


    Outra atividade:

    Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.
    A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”.



    Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.

    • O que acharam do  final da história?
    • Concordam?  
    • Por quê?
    • Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?
    Solicite que façam um desenho representando a história.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário